Resumo:
Os dois pontos mais importantes da teoria de Piaget para a educação são, a meu
ver, seu construtivismo e a ideia de que a autonomia deve ser o objetivo da
educação, vou começar a explicando o que Piaget queria dizer com autonomia e
depois citarei exemplos de como o professor pode intervir em situações e atividades
escolares cotidianas.
Um programa curricular infantil baseado na teoria de Piaget é como um programa de
desenvolvimento infantil tradicional (que inclui construção como blocos, jogo de faz-
de-conta, pintura etc.), mas um programa Piagetiano utiliza essa atividade para
desenvolver a autonomia das crianças. O que é autonomia? Em linguagem cotidiana
autonomia significa o direito de tomar decisões, como na expressão “autonomia
palestina” na teoria de Piaget, porém, autonomia não significa o direito, e sim a
capacidade de decidir sozinho entre certo e errado domínio moral bem como entre
verdade e independentemente de recompensa e punição.
Autonomia é oposto de heteronomia, que significa ser regido por outrem.
Pessoas heterônomas são incapazes de decidir por si mesmas entre certo e errado,
entre verdade e mentira.
Um exemplo excepcional de autonomia de autonomia moral é a luta de Martin Luther
King em favor dos direitos civis, King tinha autonomia suficiente para levar em
consideração fatores pertinentes e para decidir que as leis que discriminavam os
negros eram injustas e imorais. Convencido na necessidade de fazer da justiça uma
realidade, ele trabalhou para a extinção das leis de discriminação, a despeito da
polícia, das prisões e das ameaças de assassinato utilizadas para detê-lo.
Descrição:
NASCIMENTO, J. de L. A. do. A construção da autonomia na educação infantil. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.