dc.contributor.author |
Andrade, Maria de Fátima Torres de |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-22T11:31:34Z |
|
dc.date.available |
2019-08-22T11:31:34Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-24 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20093 |
|
dc.description |
ANDRADE, M. F. T. Leitura, escrita e dificuldades de aprendizagem: experiências no projeto de intervenção no Estágio Supervisionado do PARFOR. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado, especialmente no de Gestão Escolar ocorrido na escola Francisco Pergentino de Araújo Filho, por meio de entrevistas com a gestão e a docência da referida escola. Observando os anseios da escola, pensou-se no projeto de Intervenção que pudesse apoiar os alunos com dificuldades de aprendizagem no 4º e 5º ano, a fim de estimular suas habilidades, despertando o interesse pela leitura e escrita. Para o alcance desse propósito, elencamos como objetivo geral refletir sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das experiências vivenciadas durante o Projeto de Intervenção do Estágio Supervisionado em Gestão do curso de Formação em Licenciatura e Pedagogia. Experienciar um projeto como este abre caminhos para uma atuação docente crítico-reflexiva, além de ser satisfatório para o acadêmico poder observar o esforço do professor e principalmente a satisfação no olhar de cada aluno atendido pela intervenção e o quanto têm melhorado em tão pouco tempo. É algo contagiante vê-los estimulados em suas conquistas mais simples. A escola na maioria das vezes se distancia do seu papel que é o de criar condições para que seus alunos participem de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento, dando o suporte necessário para o desenvolvimento das habilidades desses respeitando suas dificuldades. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Nadia Farias dos Santos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio Supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.title |
Leitura, escrita e dificuldades de aprendizagem: experiências no projeto de intervenção no Estágio Supervisionado do PARFOR |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |