UEPB - Repositório Digital

Leitura, escrita e dificuldades de aprendizagem: experiências no projeto de intervenção no Estágio Supervisionado do PARFOR

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Maria de Fátima Torres de
dc.date.accessioned 2019-08-22T11:31:34Z
dc.date.available 2019-08-22T11:31:34Z
dc.date.issued 2019-05-24
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20093
dc.description ANDRADE, M. F. T. Leitura, escrita e dificuldades de aprendizagem: experiências no projeto de intervenção no Estágio Supervisionado do PARFOR. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado, especialmente no de Gestão Escolar ocorrido na escola Francisco Pergentino de Araújo Filho, por meio de entrevistas com a gestão e a docência da referida escola. Observando os anseios da escola, pensou-se no projeto de Intervenção que pudesse apoiar os alunos com dificuldades de aprendizagem no 4º e 5º ano, a fim de estimular suas habilidades, despertando o interesse pela leitura e escrita. Para o alcance desse propósito, elencamos como objetivo geral refletir sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das experiências vivenciadas durante o Projeto de Intervenção do Estágio Supervisionado em Gestão do curso de Formação em Licenciatura e Pedagogia. Experienciar um projeto como este abre caminhos para uma atuação docente crítico-reflexiva, além de ser satisfatório para o acadêmico poder observar o esforço do professor e principalmente a satisfação no olhar de cada aluno atendido pela intervenção e o quanto têm melhorado em tão pouco tempo. É algo contagiante vê-los estimulados em suas conquistas mais simples. A escola na maioria das vezes se distancia do seu papel que é o de criar condições para que seus alunos participem de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento, dando o suporte necessário para o desenvolvimento das habilidades desses respeitando suas dificuldades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Nadia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.title Leitura, escrita e dificuldades de aprendizagem: experiências no projeto de intervenção no Estágio Supervisionado do PARFOR pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta