UEPB - Repositório Digital

Gestão democrática: integração escola e comunidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Benício, Maria Suelda Ribeiro
dc.date.accessioned 2019-08-22T11:37:23Z
dc.date.available 2019-08-22T11:37:23Z
dc.date.issued 2014-07-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.19
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20095
dc.description BENICIO, M. S. R. Gestão democrática: integração escola e comunidade. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como tema a relação entre a gestão escolar e a comunidade a cerca dos princípios que norteiam a gestão escolar quando esta se caracteriza como democrática, bem como, sua integração com a comunidade tendo em vista alguns aspectos escolares e extra-escolares. Pretende, ainda, refletir sobre o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Esta é uma abordagem investigativa realizada por meio de pesquisa bibliográfica na qual foram utilizadas como fontes de estudo obras de relevante importância sobre o tema, livros, artigos científicos, revistas pedagógicas, instituições de educação de atendimento na área; além de sites sobre o tema. A gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania. Atualmente, não há como a escola subsistir sozinha no que diz respeito às suas atribuições, se considerarmos tanto fatores externos que existem à sua volta. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da temática, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, condição fundamental para a melhoria da qualidade na educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nadia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Comunidade escolar pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Gestão participativa pt_BR
dc.title Gestão democrática: integração escola e comunidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta