Resumo:
A educação especial tem como objetivo promover um ensino de qualidade, uma vez que todos, sem exceção, têm o direito de aprender. Na mesma escola, nas mesmas salas de aulas e com os mesmos professores convivem os mais diversos perfis de alunos. A pesquisa teve como objetivo analisar o contexto da educação especial e os desafios enfrentados pelo professor e a escola na promoção de uma escola/educação inclusiva e de qualidade. Dessa forma, essa pesquisa se caracteriza como bibliográfica com bases em dados coletados na produção acadêmica por meio de artigos e livros disponíveis em bibliotecas e sites. Uma escola para crianças com necessidades especiais diz respeito à remoção de barreiras, estruturais, físicas e sociais, o que implica na adequação dos espaços, na formação inicial e continuada dos docentes e demais equipe escolar, bem como a ampliação de salas de Atendimento Educacional Especializado como meio de garantir o respeito às especificidades daqueles com necessidades especiais. Contudo, os docentes enfrentam muitos desafios cotidianos como os problemas nas estrutura das escolas, rotina, disponibilidade de ambiente, recursos materiais, afinidades pessoais, ausência de apoio familiar em alguns casos, além da própria formação que não consegue dar conta das particularidades desse universo. Por isso, o estudo dessa temática se faz muito importante para os estudantes em formação como forma de apreensão de conhecimento para enfrentar com uma melhor preparação os problemas existentes no chão da sala de aula.
Descrição:
VIEIRA, M. A. S. Educação especial: desafio do professor na realidade de sala de aula. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.