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Este trabalho versa sobre o brincar e a leitura na educação básica. Tem como objetivo geral compartilhar análises e vivências em torno da leitura lúdica em uma escola municipal de Patos, por meio do estágio supervisionado. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa de natureza científica teórico-prática, com uma abordagem qualitativa. Envolveu uma pesquisa bibliográfica bem como um estudo empírico por meio das atividades de estágio supervisionado, quando foram coletados dados da escola-campo, através de questionários e entrevistas com gestores e educadores, de forma a construir a diagnose da referida escola e organizar um projeto de intervenção, posteriormente realizado na escola analisada. Como resultados, identificou-se as possibilidades de trabalhar a leitura lúdica, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental. Contudo o jeito de brincar modifica-se nas diferentes faixas etárias. Também averiguou-se que a atividade educativa como a leitura lúdica depende do interesse, tempo e condições para que o professor possa realizar um trabalho de qualidade. Pois nem todos os professores estão preparados para explorar tal atividade, já que em muitas situações a brincadeira é tida como um passatempo. A formação inicial e continuada, então, deve, com urgência, contemplar práticas e reflexões sobre a leitura lúdica. |
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