UEPB - Repositório Digital

Jogos matemáticos e aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Marinalva Rodrigues
dc.date.accessioned 2019-08-22T18:09:15Z
dc.date.available 2019-08-22T18:09:15Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20148
dc.description COSTA, M. R. Jogos matemáticos e aprendizagem. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) –Universidade Estadual da Paraíba, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O cenário escolar nos dias atuais apresenta inúmeros desafios para a concretização da tarefa educativa. Os “jogos matemáticos e a aprendizagem” apresentam-se como atividade promissora, tendo em vista que os alunos necessitam vivenciar situações que lhes permitam vencer desafios e contribuam para a construção da autonomia e a formação da identidade. Considerando que os jogos possam ser utilizados para motivar o interesse pelos conteúdos apresentados, sentiu-se a necessidade de investigação sobre a influência destes no processo de ensino da matemática. O trabalho versa sobre as possibilidades de inserção dos jogos na aprendizagem escolar e tem o intuito de responder às seguintes perguntas: Como os jogos podem contribuir no processo ensino aprendizagem? Que teóricos escreveram sobre a influência dos jogos na aprendizagem dos educandos? Quais os principais tipos de jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática nas séries iniciais? Esta investigação objetivou de um modo geral analisar como os jogos podem contribuir no processo ensino aprendizagem. De forma específica, tornou-se necessário conhecer a opinião de diferentes teóricos sobre a influência dos jogos na aprendizagem dos educandos, e citar exemplos de jogos que auxiliam na aprendizagem dos discentes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde realizamos uma consulta bibliográfica referente ao tema “Jogos matemáticos e aprendizagem”. Em linhas gerais, a opinião de diversos teóricos recomendam o uso dos jogos para estimular o processo de aprendizagem, especialmente o de matemática. Conhecemos ainda, tipos de jogos devem ser utilizados para facilitar esta aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.subject Jogos educacionais pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title Jogos matemáticos e aprendizagem pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta