Resumo:
Estudo em pauta cujo tema ”JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS”, tem por objetivo central o entendimento sobre o desafio da utilização de jogos para ministrar conteúdos matemáticos de forma lúdica e divertida para o desenvolvimento desta linguagem, no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para melhor investigação, foram selecionados textos, realizado fichamentos, leituras de artigos, livros e documentos com abordagens relevantes acerca do tema acentuando as elaborações das reflexões com bases construídas, principalmente, de citações teóricas, pretendendo-se alcançar uma compreensão detalhada do tema, situação em que o pesquisador participa, analisa e compreende. A investigação partiu da aplicação da proposta de intervenção construída durante o Estágio Supervisionado III - Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Pergentino de Araújo Filho, São Mamede/PB, no período de 01 (um) a 09 (nove) de outubro de 2018. Proposta elaborada no estágio de observação em que foi criado estratégias para que os alunos se sentissem motivados a aprender de um jeito prazeroso e dinâmico através dos jogos matemáticos. Um trabalho motivador que, na busca de analisar e compreender a aplicabilidade dos jogos no ensino da matemática, vem contribuir para o processo de formação de opinião docente, especialistas e sociedade.
Descrição:
MEDEIROS, J. J. Jogos educativos como ferramentas no ensino da matemática no ensino fundamental: anos iniciais. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.