Resumo:
O presente estudo tem por objetivo identificar como a utilização da ação lúdica influencia no aprendizado da criança nesta etapa de ensino. Nesse contexto a criança é capaz de desenvolver suas habilidades e capacidades na construção de seu conhecimento, proporcionando e estimulando de forma lúdica, o raciocínio e a percepção visual, desenvolvendo a imaginação e a criatividade. A utilização desses instrumentos lúdicos enriquece a aprendizagem, aguça o interesse e a participação, além de promover o processo de socialização mediante a interiorização das regras de convivência coletiva. O uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem serve como estímulo para o desenvolvimento da criança e faz com que ela aprenda o valor do grupo e com isso torna-se um agente transformador encontrando uma forma de representar o seu contexto. Este trabalho foi iniciado realizando-se uma pesquisa bibliográfica buscando encontrar autores que pudessem garantir o suporte teórico necessário para a abordagem do tema proposto. Autores como KISHIMOTO 2002, ANTUNES 2003, SANTOS 2000, entre outros foram os escolhidos para contribuir para que a discussão do assunto fosse viabilizada.
Descrição:
CORDEIRO, A. S. S. R. Educação Infantil: jogos e brincadeiras como mediadores na construção do conhecimento. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.