UEPB - Repositório Digital

Ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas no ambiente natural

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Alcivânia Olinta da
dc.date.accessioned 2019-08-23T10:52:54Z
dc.date.available 2019-08-23T10:52:54Z
dc.date.issued 2019-06-01
dc.identifier.other 21. ed. CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20158
dc.description SILVA, A. O. Ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas no ambiente natural. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho acadêmico apresenta a temática - O ensino aprendizagem das quatro operações no ambiente natural. Desenvolvido através de um projeto de intervenção didática durante o estágio III do curso de licenciatura plena em Pedagogia do PAFOR-UEPB. O objetivo desse artigo é fazer uma reflexão e avaliação das potencialidades e limitações para o processo de ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).Essa pesquisa busca refletir como muitas crianças completam a primeira fase do fundamental I e ingressam no Fundamental II apresentando problemas conceituais elementares, relacionados ao sistema de numeração decimal e às quatro operações básicas. Desse modo, observou-se a importância de utilizar recurso como jogos para reforçar e facilitar essa aprendizagem. “Esse trabalho foi desenvolvido em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental FRANCISCO PERGENTINO DE ARAÚJO” no Município de São Mamede/PB. A utilização do recurso aos jogos durante as aulas de Matemática procura desenvolver o raciocínio e a interação dos alunos. A investigação permitiu concluir que a aplicação de tarefas de natureza exploratória facilitou o processo de ensino e aprendizagem das operações básicas da Matemática, pois permitiu aos alunos debaterem, argumentarem coletivamente sobre o conteúdo das tarefas aplicadas, explorarem diferentes estratégias de resolução e estabelecerem conexão entre elas, ampliando os conhecimentos matemáticos culminando com a conclusão desse trabalho bibliográfico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Nadia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.title Ensino e aprendizagem das quatro operações matemáticas no ambiente natural pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta