Resumo:
A possibilidade de trazer a atividade lúdica para o ambiente escolar é uma forma de pensar a educação sob uma perspectiva criativa, autônoma, consciente. Por meio da brincadeira, não somente, se abre as portas para o mundo social e para as culturas infantis, mas também, se encontra uma rica possibilidade de incentivo para melhorar o desenvolvimento da criança. O objetivo deste trabalho é discutir a importância da ludicidade para o desenvolvimento das aprendizagem dos alunos na Educação Infantil a partir das experiências realizadas no Estágio Supervisionado e pelos teóricos que ancoram a temática em estudo. As experiências na escola campo durante o período do Estágio Supervisionado na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental oportunizaram a análise e reflexão sobre a relação entre a teoria, a prática e as realidades do cotidiano escolar. O presente estudo consistiu numa pesquisa bibliográfica com vistas a fundamentar a pesquisa por meio de consulta e informações de diversas fontes, com o propósito de reunir conhecimentos a respeito do tema, além de focar nas experiências vivenciadas durantes os Estágios Supervisionados. Os Estágios foram realizados em instituições de educação públicas municipais localizadas na cidade São Mamede-PB e consistiu na observação, regência, bem como na realização de Projetos de Intervenção direcionados às necessidades identificadas em cada realidade vivenciada. A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente desde a educação infantil para que o aluno construa suas próprias capacidades de se expressar através de atividades lúdicas.
Descrição:
MEDEIROS, I. V. S. Importância do brincar na Educação Infantil. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.