Resumo:
O presente artigo apresenta o resultado de uma investigação acerca do uso das tecnologias
digitais no ensino da Geografia e foi realizada com quatro professores do ensino fundamental
que lecionam do 6º ao 9º ano na Escola Municipal Manoel Viana dos Santos localizada no
Município de Belém do Brejo do Cruz-PB. Para responder a questão de como os professores
estão se apropriando das tecnologias digitais nas aulas de Geografia, utilizamos um
questionário com questões abertas que nos possibilitou colher informações dos docentes e
assim foi possível através destas falas verificar as impressões, dificuldades, possibilidades,
sentidos e significados que os professores atribuem ao uso das novas tecnologias para o
contexto do ensino de Geografia. Diante do estudo realizado os resultados apontam que os
professores reconhecem as necessidades do uso das tecnologias atuais em seu contexto de
trabalho docente, mas enfatizam as limitações presentes pela ausência de uma formação
continuada, assim como de estrutura física e material na escola. Desta forma, urge que aos
professores seja oferecida condições de trabalho com TIC na medida em que os documentos
legais, desde a LDB (1996) ao livro verde da sociedade da informação que traçam metas de
alcance de uma educação emancipatória e de qualidade e isso inclui todas as áreas de
conhecimento, e neste cenário também está a Geografia.
Descrição:
DANTAS, Manoel Martins. A educação e as tecnologias digitais no ensino de Geografia. 2011. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.