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A escola pública tem passado por algumas mudanças nos últimos anos, em especial em
aspectos que dizem respeito à compreensão do papel social da escola, da importância da
participação da família no processo educacional de seus filhos, do poder de transformação
aferido a educação e da compreensão do processo de democratização da gestão das escolas
públicas. Por esta razão, a nossa pesquisa teve por objetivo evidenciar a importância da gestão
democrática das escolas públicas, da participação dos pais e da comunidade escolar neste
processo de democratização, vislumbrando as experiências adquiridas através do Componente
Curricular Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, que nos deu a oportunidade de
vivenciar o dia a dia de uma gestão escolar e intervir apresentando um projeto que buscou
refletir sobre a gestão democrática. A partir dessa temática e das experiências do Estágio
supervisionado, sentimos a necessidade de buscar aprofundar as nossas pesquisas neste campo
de estudando, procurando a partir de uma pesquisa bibliográfica e da experiência do Estágio
Supervisionado, evidenciar a importância da participação da família e da comunidade escolar
neste processo de gestão democrática. Buscamos fundamentar o nosso trabalho em BRASIL
(2011), LÜCK (2009), SANTOS (2016) e outros textos acadêmicos científicos que se fizeram
relevantes para a construção do nosso trabalho. Nos propomos em nossa pesquisa, apresentar
algumas concepções de gestão democrática, evidenciar a importância da participação de todos
os que compõem a comunidade escolar e sugestões de como desenvolver uma gestão escolar
democrática, apresentando as concepções que foram desenvolvidas a partir do Estágio
Supervisionado e apresentadas aos professores da escola campo em que o estágio aconteceu,
resultando na busca de aprofundamos os nossos conhecimentos no assunto e na produção
desta pesquisa. |
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