UEPB - Repositório Digital

Gestão democrática e a participação da família

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Chaves, Hozanete Lira dos Santos
dc.date.accessioned 2019-08-26T18:43:09Z
dc.date.available 2019-08-26T18:43:09Z
dc.date.issued 2019-05-28
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20213
dc.description CHAVES, H. L. dos S. Gestão democrática e a participação da família. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A escola pública tem passado por algumas mudanças nos últimos anos, em especial em aspectos que dizem respeito à compreensão do papel social da escola, da importância da participação da família no processo educacional de seus filhos, do poder de transformação aferido a educação e da compreensão do processo de democratização da gestão das escolas públicas. Por esta razão, a nossa pesquisa teve por objetivo evidenciar a importância da gestão democrática das escolas públicas, da participação dos pais e da comunidade escolar neste processo de democratização, vislumbrando as experiências adquiridas através do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, que nos deu a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma gestão escolar e intervir apresentando um projeto que buscou refletir sobre a gestão democrática. A partir dessa temática e das experiências do Estágio supervisionado, sentimos a necessidade de buscar aprofundar as nossas pesquisas neste campo de estudando, procurando a partir de uma pesquisa bibliográfica e da experiência do Estágio Supervisionado, evidenciar a importância da participação da família e da comunidade escolar neste processo de gestão democrática. Buscamos fundamentar o nosso trabalho em BRASIL (2011), LÜCK (2009), SANTOS (2016) e outros textos acadêmicos científicos que se fizeram relevantes para a construção do nosso trabalho. Nos propomos em nossa pesquisa, apresentar algumas concepções de gestão democrática, evidenciar a importância da participação de todos os que compõem a comunidade escolar e sugestões de como desenvolver uma gestão escolar democrática, apresentando as concepções que foram desenvolvidas a partir do Estágio Supervisionado e apresentadas aos professores da escola campo em que o estágio aconteceu, resultando na busca de aprofundamos os nossos conhecimentos no assunto e na produção desta pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luciana Silva do Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Participação da família pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Experiência do estágio pt_BR
dc.title Gestão democrática e a participação da família pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta