dc.description.abstract |
O Trabalho de Conclusão de Curso requerido como exigência para obtenção do
título de Licenciada Plena em Pedagogia no Campus III, na cidade de
Guarabira/PB, realizado pela disciplina de Estágio Supervisionado III, no 1° ano
do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edvardo
Toscano, no bairro carente desse município. A importância de presenciar as
ações pedagógicas nessa escola foi fundamental para o desenvolvimento das
experiências dos estagiários. As visitas nos mostraram as necessidades que há
em relação a qualidade do ensino e as formas de resoluções apresentadas para
esses problemas. As leituras estão inseridas nesse contexto, muitas crianças
tinham dificuldades para ler e foram apresentadas ações pedagógicas para
sanar tais problemas. Os estagiários deram um toque de requinte pedagógico,
através do acolhimento das crianças, estimulando cada uma delas para as
práticas escolares, focando no contato com a leitura. A roda de leitura,
brincadeiras com palavras e formação de frases por meio de figuras ilustrativas
facilitou essa vontade das crianças pela leitura. Visualizar a sala de aula no 1º
ano do ensino fundamental significou muito para entender como o aluno tem
contato com a leitura e como foi abordado o ensino e aprendizagem nessas
aulas. Contudo, percebeu-se posturas tradicionais, porém a professora acabou
acatando as ideias propostas e empreendidas, para inovar a prática de leitura
em sala de aula e, enveredar pelo caminho da pesquisa na visão de melhorar
sua prática educativa. Um ponto culminante dessa experiência no estágio
supervisionado constitui-se pelo carinho de cativar o gosto pela leitura, por meio
das histórias infantis, poesias e contos dinâmicos, essa foi nossa coparticipação
na turma visitada. Desencadear na criança o gosto e prazer da leitura é
possibilitar autonomia de interpretar e contribuir com a formação de um cidadão
que pode exercer sua cidadania plena. |
pt_BR |