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O Conselho Escolar é uma forma de gestão democrática implantada no ensino
público com autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Nesse
sentido esse trabalho tem como principal objetivo identificar a real função do
conselho escolar nas escolas da rede municipal de Guarabira/PB do ponto de vista
dos conselheiros. Para isso foi realizado uma análise com concepções sobre o
Conselho Escolar fundamentada em Dourado (2007), Neto e Almeida (2008), Cury
(2007), Aguiar (2008), Adrião e Camargo (2001) entre outros. A metodologia é
quantitativa, qualitativa e exploratória, o campo da pesquisa são as escolas: Centro
Educacional Raul de Freitas Mouzinho (CERFM) e a Escola Municipal Sérgio Luiz de
Mélo Gomes (EMSLMG), situadas na área urbana do município de Guarabira/PB.
Em um universo de 45 escolas, foram escolhidos uma amostra de 2,
especificamente estas devido ao número de estudantes em bairros carentes do
município. Nesta pesquisa foi possível realizar uma análise dos conselhos escolares
do ponto de vista dos conselheiros, entre os 15 conselheiros ativos nas escolas, 9 se
dispuseram a responder o questionário. Nas análises dos resultados observou-se
que a maioria dos conselheiros são mulheres e professores com ensino superior
(78%), destes 22% acumulam também a função de gestores da escola, em sua
maioria na faixa etária entre 35 a 45 anos (45%), entre outras questões 100% dos
conselheiros afirmam que a maior prioridade de uso do recurso é com a manutenção
da escola, enquanto que 89% afirmaram que existe investimento também na
aprendizagem dos alunos. Desta forma, na visão destes, o Conselho Escolar é uma
prioridade na boa administração da escola, porém precisa um maior
comprometimento de todos que o compõe com relação a efetivação das reuniões e
nas tomadas de decisões para então, realmente ter uma gestão compartilhada. |
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