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Conselhos escolares: um estudo de caso em duas escolas municipais de Guarabira/PB

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dc.contributor.author Trajano, Sâmara Rachel Ribeiro da Silva
dc.date.accessioned 2019-08-26T18:45:42Z
dc.date.available 2019-08-26T18:45:42Z
dc.date.issued 2019-06-01
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20216
dc.description TRAJANO, S. R. R. da S. Conselhos escolares: um estudo de caso em duas escolas municipais de Guarabira/PB. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O Conselho Escolar é uma forma de gestão democrática implantada no ensino público com autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Nesse sentido esse trabalho tem como principal objetivo identificar a real função do conselho escolar nas escolas da rede municipal de Guarabira/PB do ponto de vista dos conselheiros. Para isso foi realizado uma análise com concepções sobre o Conselho Escolar fundamentada em Dourado (2007), Neto e Almeida (2008), Cury (2007), Aguiar (2008), Adrião e Camargo (2001) entre outros. A metodologia é quantitativa, qualitativa e exploratória, o campo da pesquisa são as escolas: Centro Educacional Raul de Freitas Mouzinho (CERFM) e a Escola Municipal Sérgio Luiz de Mélo Gomes (EMSLMG), situadas na área urbana do município de Guarabira/PB. Em um universo de 45 escolas, foram escolhidos uma amostra de 2, especificamente estas devido ao número de estudantes em bairros carentes do município. Nesta pesquisa foi possível realizar uma análise dos conselhos escolares do ponto de vista dos conselheiros, entre os 15 conselheiros ativos nas escolas, 9 se dispuseram a responder o questionário. Nas análises dos resultados observou-se que a maioria dos conselheiros são mulheres e professores com ensino superior (78%), destes 22% acumulam também a função de gestores da escola, em sua maioria na faixa etária entre 35 a 45 anos (45%), entre outras questões 100% dos conselheiros afirmam que a maior prioridade de uso do recurso é com a manutenção da escola, enquanto que 89% afirmaram que existe investimento também na aprendizagem dos alunos. Desta forma, na visão destes, o Conselho Escolar é uma prioridade na boa administração da escola, porém precisa um maior comprometimento de todos que o compõe com relação a efetivação das reuniões e nas tomadas de decisões para então, realmente ter uma gestão compartilhada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Conselheiro escolar pt_BR
dc.title Conselhos escolares: um estudo de caso em duas escolas municipais de Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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