Resumo:
Este trabalho tem o propósito de relatar as experiências desenvolvidas no processo
de desenvolvimento do Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de
Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. As experiências desenvolvidas
envolveram situações diferenciadas de aprendizagem e formação, tendo como
campo de estágio a Escola Municipal José Barbosa de Lucena –Alagoinha –PB. A
finalidade da prática de estágio supervisionado é a de desenvolver em cada
estudante dos cursos de licenciatura não apenas a compreensão das teorias
estudadas durante a graduação, mas também sua aplicabilidade e a reflexão sobre
a prática que se inicia neste momento, instrumentalizando o professor em formação
para a transformação da sociedade e a contribuição para a construção da cidadania
pelos seus estudantes. Trata-se de um amplo desafio, pois durante o estágio o aluno
necessita acostumar-se com diferenças entre os alunos e seus contextos,
compreender que a sala de aula não pode ser espaço de estresse, que é necessário
ter tranquilidade no trato com os alunos e que por meio de um processo interativo,
professor e aluno necessitam transformar a sala de aula em um ambiente de prazer,
de crescimento de ambas as partes e de realizações.
Descrição:
SILVA, M. de J. C. A importância do estágio na prática docente. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.