dc.description.abstract |
Este trabalho traz uma proposta de leitura de Literatura Infantil para ser desenvolvida com alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental (Séries Iniciais), com o objetivo geral de favorecer a apropriação da leitura, através da intertextualidade com as músicas infantis, intensificando assim, o aprimoramento da leitura, da escrita e consequentemente com textos multimodais. A proposta a seguir trata-se do incentivo às crianças ao aperfeiçoamento da leitura e das diferentes linguagens, visto que, diante de avaliações mais definidas, necessitam de um olhar pedagógico mais direcionado. No decorrer do Estágio Supervisionado, foi priorizada a apreciação da leitura por meio de textos multimodais, porque buscamos através deles o desenvolvimento das capacidades que os alunos desse nível de desempenho precisam para avançar no processo de leitura, sem perder de vista o letramento. Para isso, foi sugerida uma proposta de leitura literária infantil a partir do livro “Sapo Comilão”; de Stela Barbieri e Fernando Vilela, no intuito de promover o envolvimento da criança com a leitura e desenvolver um trabalho significativo com o texto literário infantil para que ela se sinta capaz de preencher as lacunas que o texto possui, utilizando as músicas infantis como elemento introdutório para a ampliação da criticidade e construção de sentidos, tomando o letramento literário como condição fundamental para o trabalho com a literatura e a formação de leitores, usando como metodologia a parte da proposta de sequência básica para o letramento literário do autor Rildo Cosson (2012), que vêm a se concretizar através de uma sequência didática, com o objetivo de proporcionar a apropriação e vivências da leitura e da música, promovendo o desenvolvimento da criatividade e incentivando a criança a experimentar os primeiros contatos ao prazer de ler. |
pt_BR |