Resumo:
Este artigo apresenta uma reflexão acerca do uso do lúdico como recurso para estimular o ensino e a aprendizagem na educação infantil, analisando as contribuições que as brincadeiras, brinquedos e jogos oferecem para o desenvolvimento da criança. O percurso metodológico percorrido para desenvolver a presente pesquisa foi fundamentado em material bibliográfico, a partir do qual buscou-se em autores como: Cipriano Luckesi, Janet R. Moyles, conhecimentos mais aprofundados sobre educação infantil e como se dá o lúdico nesta modalidade de ensino. Pesquisou-se também sobre o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. O estágio curricular, com carga horária de 100 horas, cumpridas numa creche da rede municipal de Patos, também possibilitou a aquisição de subsídios importantes para a realização desta reflexão.
Descrição:
BRAZ, M. N. N. O lúdico na educação infantil: aprender e ensinar brincando. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.