UEPB - Repositório Digital

O estágio supervisionado na formação do pedagogo: significados, expectativas e desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Marília Felix da
dc.date.accessioned 2019-08-27T12:28:03Z
dc.date.available 2019-08-27T12:28:03Z
dc.date.issued 2019-05-24
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20246
dc.description SILVA, M. F. O estágio supervisionado na formação do pedagogo: significados, expectativas e desafios. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, constitui-se em atividade teórico-prática que objetiva levar o licenciando à vivência do cotidiano escolar, analisar a prática do professor e realizar o exercício da docência em suas dimensões amplas. O objetivo desta produção acadêmica é analisar a significação do Estágio Supervisionado como foco nos Anos Iniciais de Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na modalidade participante, onde foi possível ter uma ideia do tipo de prática que almeja-se nas atividades acadêmicas enquanto educadores, buscando mediar o conhecimento de maneira a promover uma aprendizagem significativa. Para tanto, tomou-se por base documentos legais que fundamentam o estudo, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o presente artigo busca respaldo teórico a partir de autores como Lima (2012), Pimenta e Lima (2011) e Barreiro e Gebran (2006), dentre outros estudiosos que dissertam sobre a formação do professor com ênfase nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos permitiram chegar à conclusão de que o Estágio Supervisionado é um componente curricular necessário e indispensável à formação uma vez que é durante as atividades de estágio que geralmente tem-se a primeira experiência com a regência, em torno da qual importantes expectativas são geradas. Além disso, ressaltando a necessidade que o professor tem de sempre buscar aperfeiçoamentos, de modo a criar novas práticas e desenvolver novas metodologias. Por fim, considera-se ainda que é possível articular teoria e prática, mesmo identificando os desafios e impasses da profissão docente com mais perceptibilidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Kilmara Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Cotidiano Escolar pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.title O estágio supervisionado na formação do pedagogo: significados, expectativas e desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta