Resumo:
O relato apresentado objetiva descrever a vivência prática das dimensões da
atuação profissional no contexto escolar, a partir da observação e promover a
articulação entre teoria e prática e a busca de soluções para os desafios inerentes à
atividade do professor. Os estudos foram norteados a partir de Buriolla (2001) e
Pimenta (1999/2002), entre outros pesquisadores. Além da revisão bibliográfica foi
realizada observação e ministração de aulas na turma de 9º ano do Colégio
Compacto em Piancó- PB, envolvendo os seguintes procedimentos metodológicos:
observação e ministração de aulas, bem como preenchimento dos documentos
relacionados às disciplinas de estágio. Os resultados apontaram que o professor
utiliza o método tradicional de ensino, com atividades de avaliação comparativa,
onde o mesmo explica o conteúdo, aplica uma atividade e depois corrige
coletivamente. Ressaltamos que o professor deve assumir o papel de incentivar nos
alunos o desejo de aprender a aprender, trabalhar o meio de forma dinâmica,
atrativa, motivadora, autônoma, fazendo uso de recursos tecnológicos diversificados
que venham a possibilitar a criatividade e o dinamismo bem como o prazer em
aprender.
Descrição:
BEZERRA SOBRINHO, Ernane Tomaz. Concepção do estágio supervisionado: o olhar dos docentes. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.