Resumo:
Neste trabalho discutimos a implementação da Lei 10.639/03 na cidade de Cuitegi-PB,
especificamente numa escola pública municipal, e nos atemos a analisar como
professores/as trabalham o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Para
tanto, nos fundamentamos teoricamente nos estudos realizados por Munanga (2001 e
2005); Dias e Silva (2003); Brandão (2005); Souza e Croso (2007); Gomes (2008;
2012); Bock (2008); Santana (2010); Mariano, Cardoso e Borges (2010); Gomes e
Santos (2013), dentre outros/as pesquisadores/as que se dedicaram ao estudo e pesquisa
da temática étnico-racial; campo por onde essa discussão perpassa. As reflexões a
respeito das ações desenvolvidas pelos/as professores/as com os conteúdos de história e
cultura afro-brasileira e africana nos possibilitaram perceber que estes associam-nas a
contribuição delas para o fim do preconceito racial existente na sociedade brasileira.
Descrição:
LIMA, S. D. M. de. O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana: a aplicação da lei 10.639/03. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.