Resumo:
Este estudo tem como objetivo discutir a evolução teórica da Arquivologia clássica e a contemporânea, propagandeando os elementos que se destacam e os quais se apresentam desafios aos arquivistas no século XXI em nível nacional. Busca-se identificar quais as problemáticas enfrentadas pelo arquivista frente à evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no decorrer dos anos, com o advento do documento digital e a preservação dos documentos neste novo ambiente, dentre outros desafios oriundos da evolução dos suportes documentais. Apresenta-se uma análise das matrizes curriculares dos cursos de Arquivologia do Brasil, através de um parâmetro comparativo dos componentes ofertados de forma obrigatória. Os resultados da pesquisa mostram que as Matrizes curriculares com um Projeto Pedagógico mais atual, possui um viés mais tecnológico. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica de natureza básica, do tipo exploratória e descritiva, e faz uso da abordagem quanti/quali, ancorando-se em diversos autores que tratam da temática a exemplos de Lopes, que trata dos desafios da tecnologia como parte presente na gestão documental; Schellenberg e Posner, que traz a metáfora criada a partir da avaliação do ciclo voltado aos documentos e Souza que aborda sobre a preparação e a visibilidade do Arquivista. Por fim, conclui-se que, a arquivística tem evoluído conforme a evolução do seu objeto de estudo, do fazer arquivístico, do profissional em formação, como consequência da efervescência experimentada pela área o que vem a impactar de forma concreta e definitiva os arquivos, os arquivistas e as instituições arquivísticas
Descrição:
SILVA, J. E. S. da. Da arquivologia clássica à arquivologia contemporânea: desafios do arquivista do século XXI frente às tecnologias da informação. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Artigo]