dc.description.abstract |
Este referido trabalho tem por objetivo analisar a importância e contribuição do lúdico no
processo de ensino-aprendizagem intelectual dos alunos de Geografia nas turmas de 6º e 7º
anos do ensino fundamental da escola em questão. Desta forma, buscamos fazer um relato da
experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado em Geografia na Escola Luiz Maria
de França no município de Mari/PB. Onde tivemos a oportunidade de verificar que, para o
processo de ensino-aprendizagem, é preciso que o professor busque inovações para que suas
aulas, especificamente as de Geografia, sejam prazerosas, que visem realizar melhorias e
incentivar os alunos durante a aprendizagem. Sendo assim, foi proposto ao professor da
referida escola inserir o lúdico dentro da sala de aula na intenção de que o mesmo trouxesse
contribuições para o ambiente escolar e para nossa prática. Optou-se por trabalhar com o
lúdico na sala de aula para que fosse possível promover uma interação entre os alunos, além
de buscar estimulá-los a serem mais participativos. A implantação desse procedimento nos
proporcionou intervir no processo de ensino-aprendizagem e, através do mesmo, vimos que é
possível inovar tornando o ambiente escolar mais dinâmico, apesar de que nem sempre isso
irá funcionar. Porém, os professores precisam dominar a arte de ensinar e reconhecer quando
os seus procedimentos não funcionam, sendo preciso buscar alternativas. Este trabalho está
pautado em uma pesquisa bibliográfica, além de entrevista com o professor regente da escola,
buscando desta |
pt_BR |