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A instituição de ensino vem passando por muitas mudanças que acontecem na
sociedade e, parte dessas, refletem no comportamento dos alunos levando
professores e professoras a desafios cada vez maiores no que diz respeito ao
comportamento dos discentes. Assim compreendido, a escola deve abrir uma parceria
com os pais e professores, além de outros atores da comunidade escolar para que
assuntos como os valores humanos sejam resgatados conjuntamente. Ou seja, deve
trabalhar de forma significativa objetivando a resgatar aspectos positivos dos cidadãos
e cidadãs, dentre estes, os valores essencialmente humanos, como: o respeito, a
empatia, a solidariedade. Considerando tal cenário desafiador, este presente
trabalho, em forma de artigo científico, objetiva apresentar como a ausência de valores
humanos em sala de aula interfere na aprendizagem do alunado. A pesquisa de
campo se deu numa escola pública do Município de Cuitegi, Estado da Paraíba. Foi
fundamentada em autores, como: Alvarez (2002), Martinelli (2003), Moreira (2007),
dentre outros, que dão a este trabalho a cientificidade necessária. Ao final deste
estudo, considera-se que assumir o trabalho em sala de aula adotando os valores
humanos como conteúdos e práticas mais humanas, passa a exigir de todos um
comprometimento, nova postura onde os conteúdos escolares permitam um diálogo
com temas valorativos na formação da pessoa humana. |
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