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A educação como um todo vive em constante processo de transformação, visto as
necessidades que surgem com o passar do tempo e que precisam serem supridas em cada um
desses momentos. Dessa forma, não podemos descartar as lutas, conquistas e contribuições de
todos aqueles que a princípio, fizeram da Educação uma ferramenta de transformação social,
de realidades individuais e locais, inspirando a transformação global por meio dos exemplos
deixados, das pesquisas realizadas e das metodologias pedagógicas e da didática que
desenvolveram. Por esta razão, a nosso pesquisa tem por objetivo evidenciar as contribuições
de três pensadores clássicos da educação que viveram com mais intensidade o século XVIII,
período bastante difícil para o desenvolvimento e trabalho com a educacional infantil.
Escolhemos evidenciar as contribuições de Jean-Jacques Rousseau, Johann Heinrich
Pestalozzi e Frederich Froebel para essa fase tão importante, a Educação Infantil, abordando-
os em suas dimensões pedagógicas e metodológicas para o ensino na Educação Infantil. Em
nossa pesquisa aplicamos o método bibliográfico, fundamentando o nosso trabalho em
AZEVEDO 2004, BRASIL 2016, COURA 2005 e outros textos acadêmicos científicos que se
fizeram relevantes para a construção do nosso trabalho, assim como a BNCC 2016, que se
aplica como um elemento importante e atual para a contextualização como um todo, em
especial da Educação Infantil enquanto foco central do nosso trabalho, e como exemplo
conceitual de transformação dos parâmetros educacionais. Nos propomos em nossa pesquisa
elencar alguns elementos em comum nas concepções pedagógica e metodológica desses três
autores clássicos, destacando a relevância e as principais contribuições de cada um para a
educação infantil, tida como uma fase muito importante na vida de uma criança, que precisa
ser cuidada e educada com afeto e respeito as suas limitações infantis, uma vez que não são
mine adultos e sim crianças pequenas, cujo desenvolvimento da sociabilidade, de habilidades
motoras, sensoriais e intelectuais são importes, desde que associadas a liberdade e a
praticidade geradora de experiências com as vivencias e a prática, sem imposição e sem a
imitação de uma rotina da vida escolar de um adulto. |
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