UEPB - Repositório Digital

A importância das atividades experimentais no ensino de física embasado pela teoria sócio-construtivista e histórica de Lev Vygotsky

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Fernandes, Wilke Kaique Leite
dc.date.accessioned 2019-09-03T17:44:52Z
dc.date.available 2019-09-03T17:44:52Z
dc.date.issued 2019-06-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20440
dc.description FERNANDES, W. K. L. A importância das atividades experimentais no ensino de física embasado pela teoria sócio-construtivista e histórica de Lev Vygotsky. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é de cunho qualitativo e se deu por meio de uma revisão bibliográfica em livros, revistas, artigos, entre outros. Refere-se diretamente a relevância da prática experimental como uma estratégia motivante, estimulante e flexível do ensino, em particular o ensino de Física, fundamentada pela teoria sócio- histórica de Lev Vygotsky, a partir dos conceitos centrais de sua teoria, tais como, a zona de desenvolvimento proximal (ZDP); a mediação e linguagem. Desta maneira, o artigo tem como objetivo elucidar a teoria ressaltando a importância em se ter uma mediação controlada e inteligente por meio da realização da prática experimental, que por sua vez, cumpre com as demandas teóricas. A prática experimental, quando bem executada, levando em conta o produto da ação, a interação social entre os indivíduos, a mobilidade de mudança, a individualidade característico de cada aluno, os conhecimentos prévios, a promoção do espírito investigativo, entre alguns outros fatores, pode aproximar de maneira factual a teoria cientifica com a realidade de cada estudante, assim, pode tornar a Física mais atrativa e, como consequência viabiliza o ensino e a aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. pedro Carlos de Assis Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Práticas experimentais pt_BR
dc.subject Teoria sócio-construtivista pt_BR
dc.title A importância das atividades experimentais no ensino de física embasado pela teoria sócio-construtivista e histórica de Lev Vygotsky pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta