Resumo:
A prática experimental é uma parte indissociável da Física, enquanto ciência, e sua utilização em sala de aula conduz e motiva o estudante a se tornar sujeito da construção do seu próprio conhecimento. Esse trabalho traz uma discussão sobre ensinar e aprender Física por meio da utilização de experimentos, através do método problematizador, onde o aluno realiza os experimentos e descreve os fenômenos observados. O professor atua, então, como mediador no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desse trabalho é investigar as concepções dos alunos sobre a disciplina de Física, identificando o grau de discrepância com o real objetivo desta, além de propor um método de aula capaz de solucionar esse problema. Para tal, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental da E.M.E.F Pedro Marques de Medeiros localizada no distrito de Ipueiras, pertencente ao município de Paulista – PB. Essa pesquisa foi dividida em três momentos distintos: num primeiro, foi aplicado um questionário que buscava avaliar as concepções previas dos alunos e identificar os métodos utilizados pelo professor destes; em seguida, foi desenvolvida uma aula, onde foi utilizada a experimentação problematizadora como método pedagógico, para apresentar aos estudantes os conceitos relacionados as 3 Leis de Newton; por fim, foi aplicado um novo questionário com a intenção de verificar a eficácia da experimentação problematizadora para a construção do conhecimento e sua eficiência como método motivador à aprendizagem de Física. A partir desta pesquisa foi possível observar uma grande mudança nas concepções dos alunos sobre a disciplina de Física e, além disso, notou-se que a utilização desse método foi bastante significativa para a construção dos conhecimentos abordados, por parte dos estudantes, evidenciando-se a necessidade da utilização desse método em sala de aula.
Descrição:
LUCENA, F. G. Experimentação Problematizadora no 9º ano do ensino fundamental como método motivador no ensino de física. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.