Resumo:
A doença dengue é um dos maiores problemas de saúde pública atualmente, que ao longo dos anos tem se tornado foco de pesquisas técnico-científicas em todo mundo. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise exploratória de dados referentes à dengue no município de Patos, a fim de verificar relações entre fatores climáticos e os casos notificados de dengue. Foram utilizados dados de casos de dengue e do clima em Patos, disponibilizados pelas bases do SINAN, INMET e AESA/PB. Foram realizadas análises utilizando as bibliotecas da linguagem de programação Python, utilizadas para visualização e aplicação do algoritmo de regressão linear e predição de dados. Como resultado, verificou-se que os casos de dengue estão relacionados diretamente com as mudanças climáticas na cidade de Patos, tendo maior incidência
no período entre março e julho, quando as condições climáticas são favoráveis: diminuição da temperatura, aumento nos níveis de chuva e umidade do ar. Percebeu-se ao final que, apesar da forte relação entre os padrões comportamentais durante o ano, os dados disponíveis não permitiram que fosse implementado um modelo preditivo adequado para predizer os casos de dengue em um período futuro no município de Patos.
Descrição:
MENDES NETO, J. T. Utilização da ciência de dados para identificação da relação entre fatores climáticos e a incidência de casos de dengue no município de Patos PB. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.