dc.contributor.author |
Cunha, Camila Rafanelle da |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T18:25:04Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03T18:25:04Z |
|
dc.date.issued |
2019-06-18 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20450 |
|
dc.description |
CUNHA, C. R. da. O estágio supervisionado: sua importância para a formação do futuro professor. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O componente curricular Estágio Supervisionado é um componente obrigatório para todos os
discentes das licenciaturas. A discussão sobre o Estágio Supervisionado um dos temas mais
importantes no âmbito das licenciaturas por isso é imprescindível sua discussão. Assim, a
análise do estágio supervisionado reveste-se de grande importância para uma boa formação
acadêmica, visto que, é no Estágio Supervisionado onde o discente estabelece os primeiros
contatos com o universo da sala de aula e com os elementos necessários para o processo de
ensino-aprendizagem. Este artigo é resultado das nossas observações e discussões no curso
de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Portanto, este estudo
teórico tem por objetivo refletir sobre a questão do estágio na formação inicial do professor de
Geografia, assim como, os desafios enfrentados pelo discente no Estágio Supervisionado de
Geografia. O Estágio Supervisionado de Geografia foi realizado na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira - PB, no período de
agosto a dezembro de 2016. Para a elaboração desse artigo realizamos levantamento
bibliográfico junto à biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e levantamento
de dados junto a escola, utilizamos também os apontamentos acerca da regência na escola no
momento do Estágio Supervisionado, as discussões realizadas em sala com a professora de
estágio supervisionado foram essenciais para nosso embasamento teórico. Os autores que
embasaram nosso trabalho foram MAFUANI (2016), BIANCHI (2005), TARDIF (2002).
Como resultado, destacamos que se faz urgente repensar o estágio supervisionado no âmbito
da universidade e da escola. Embasados nas leituras realizadas concluímos que o ideal é que o
estágio seja adotado nos primeiros anos do curso de licenciatura para que o discente
estabeleça contato com a escola, com o ensino de geografia e com a prática docente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
O estágio supervisionado: sua importância para a formação do futuro professor |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |