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O processo educacional do Brasil é marcado, em seu início histórico, pela doutrinação
espiritualista como forma de ter uma mão de obra passiva e submissa e, posteriormente por
uma formação que atendesse as necessidades do mercado capitalista, a qual permanece até os
dias atuais, assim, a humanidade passou a viver em uma lógica de competitividade,
segregação e exclusão, características estas que se fez sentir também no âmbito educacional.
Contudo, vem crescendo uma busca por novos modelos educacionais que permitam a
construção de um cidadão crítico-reflexivo, que tenha sensibilidade para compreender as
diversas relações que existem no espaço geográfico, que valorize a pluralidade cultural, o
respeito para com os diversos grupos sociais e a fraternidade entre as pessoas. Alguns
conceitos e práticas vêm sendo bastante disseminados, como por exemplo, a Educação do
Campo e o Ensino Humanizado, temas que irão ser discutidos ao longo deste trabalho.
Buscando-se entrelaçar essas duas perspectivas, visto que as mesmas se afeiçoam aos mesmos
ideais, se visa uma educação de qualidade, que atenda às necessidades específicas dos
diversos grupos sociais e que tenham como base uma educação para a construção da
cidadania e valorização da humanização. Partindo de tais reflexões, esta pesquisa tem seu
foco voltado para a educação contemporânea, com ênfase à educação geográfica, aqui
entendida como uma disciplina que contribui para a formação do aluno enquanto agente
participativo e transformador do seu meio social. Para realização deste estudo foram utilizadas
como suporte teórico as obras de Alves (1991), Caldart (2009), Ribeiro (1993), Freire (1996),
Gadotti (2003), entre outros. Também foi realizado um período de observação à instituição
que serviu como base para o presente estudo, que é a Escola Nossa Senhora do Carmo,
localizada no município de Bananeiras/PB, a qual desenvolve um modelo de ensino baseado
na pedagogia libertadora Freireana que atende, em sua maioria, alunos e alunas da zona rural. |
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