UEPB - Repositório Digital

Geografia e educação do campo centrada no sujeito: um estudo de caso na Escola Nossa Senhora do Carmo - Bananeiras/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Amanda Nágilla Silva
dc.date.accessioned 2019-09-04T10:12:19Z
dc.date.available 2019-09-04T10:12:19Z
dc.date.issued 2019-06-07
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20482
dc.description ALBUQUERQUE, A. N. S. Geografia e educação do campo centrada no sujeito: um estudo de caso na Escola Nossa Senhora do Carmo - Bananeiras/PB. 2019. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O processo educacional do Brasil é marcado, em seu início histórico, pela doutrinação espiritualista como forma de ter uma mão de obra passiva e submissa e, posteriormente por uma formação que atendesse as necessidades do mercado capitalista, a qual permanece até os dias atuais, assim, a humanidade passou a viver em uma lógica de competitividade, segregação e exclusão, características estas que se fez sentir também no âmbito educacional. Contudo, vem crescendo uma busca por novos modelos educacionais que permitam a construção de um cidadão crítico-reflexivo, que tenha sensibilidade para compreender as diversas relações que existem no espaço geográfico, que valorize a pluralidade cultural, o respeito para com os diversos grupos sociais e a fraternidade entre as pessoas. Alguns conceitos e práticas vêm sendo bastante disseminados, como por exemplo, a Educação do Campo e o Ensino Humanizado, temas que irão ser discutidos ao longo deste trabalho. Buscando-se entrelaçar essas duas perspectivas, visto que as mesmas se afeiçoam aos mesmos ideais, se visa uma educação de qualidade, que atenda às necessidades específicas dos diversos grupos sociais e que tenham como base uma educação para a construção da cidadania e valorização da humanização. Partindo de tais reflexões, esta pesquisa tem seu foco voltado para a educação contemporânea, com ênfase à educação geográfica, aqui entendida como uma disciplina que contribui para a formação do aluno enquanto agente participativo e transformador do seu meio social. Para realização deste estudo foram utilizadas como suporte teórico as obras de Alves (1991), Caldart (2009), Ribeiro (1993), Freire (1996), Gadotti (2003), entre outros. Também foi realizado um período de observação à instituição que serviu como base para o presente estudo, que é a Escola Nossa Senhora do Carmo, localizada no município de Bananeiras/PB, a qual desenvolve um modelo de ensino baseado na pedagogia libertadora Freireana que atende, em sua maioria, alunos e alunas da zona rural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação no campo pt_BR
dc.subject Bananeiras/PB pt_BR
dc.subject Ensino humanizado pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.title Geografia e educação do campo centrada no sujeito: um estudo de caso na Escola Nossa Senhora do Carmo - Bananeiras/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta