Resumo:
A sociedade contemporânea conhecida e compreendida como sinônimo para o termo sociedade em rede que é uma composição social por estarem sempre conectadas, através de tecnologias de comunicação tem enfrentado novas demandas, principalmente nos espaços educacionais. Com o avanço e diversas tecnologias acessíveis, as crianças e adolescentes têm acesso a diversas plataformas digitais on-line e isto tem ganhado novas discussões por Costa e Soares (2012), Maldonado (2009) e outros, sobre a forma com que está sendo usada e para quais fins. Neste contexto surge o Cyberbullyinguma prática as mesmas características do bullying sendo que é através da rede mundial de computadores. Diante disso formulou-se o objetivo deste trabalho que visa entender as concepções de alunos de uma instituição de ensino sobre o Cyberbullying. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documento buscou-se elucidar teóricos e a legislação federal sobre tal prática. Como resultados identificou-se por meio de um survey que a escola foi um espaço de apresentação do tema aos alunos e que 79% dos respondentes sabem que Cyberbullying é considerado crime e 67% (dezenove alunos) responderam saber que pode o agressor ser multado ter reclusão e ate ser preso.
Descrição:
MEDEIROS. T. D. F. Cyberbullying no contexto escolar: Percepções de alunos de uma escola pública estadual na cidade de Patos-PB. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.