Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos profissionais contadores da cidade de Monteiro/PB, com relação aos conhecimentos teóricos adquiridos na universidade e a prática contábil. O estudo foi conduzido através de uma pesquisa descritiva, amparada por estudos bibliográficos; onde realizou-se um levantamento entre os contadores formados na Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, no período de 2010 a 2018. Após análise dos dados coletados, identificou-se que para a maior parte dos contadores respondentes da pesquisa, o mercado é competitivo, exige do profissional o constante aprimoramento. No que tange aos conteúdos ofertados durante a fase acadêmica, observou-se que os embora tenham sido de extrema relevância, alguns poderiam ter sido melhor explorados. Verificou-se ainda que os bacharéis apontaram fatores internos e externos, que afetavam diretamente o processo de aprendizagem, tais como a pouca oferta de aulas em laboratório, sendo esta, uma maneira de aproximação com as práticas rotineiras da carreira, além disso, fatores como dificuldade de conciliação entre jornada de trabalho e estudos e as longas distâncias percorridas para chegar a universidade. No que se refere a inserção no mercado, constatou-se que a instituição de ensino foi considerada importante elemento.
Descrição:
MORAIS, E. P. A. Integração entre ensino e prática contábil: um estudo com contadores da cidade de Monteiro/PB. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].