Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central analisar as potencialidades da música como contexto para trabalhar praxeologias matemáticas envolvendo conteúdos presentes nos anos finais do ensino fundamental. Para esta análise usamos a A Teoria Antropológica do Didático (TAD) que está inserida no contexto da Didática da Matemática. A TAD permite o estudo das práticas institucionais por meio das praxeologias. Em nosso trabalho, buscamos na música uma possibilidade de contextualização para problemas possíveis de estudar conceitos matemáticos. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira refletimos sobre as relações entre a matemática e a música. Na segunda etapa, buscamos construir sugestões de atividades tendo como tema a construção de um Vidrofone, que é um instrumento musical feito com garrafas de vidro. A nossa pesquisa é qualitativa e exploratória. Observamos durante a construção do instrumento que o mesmo pode servir como contexto para discursão de vários conceitos matemáticos. Exploramos como exemplo de praxeologias os conceitos de volume e representação fracionária de números racionais. Esperamos que as atividades propostas possam surgir como alternativa para despertar nos estudantes o interesse pela matemática através da arte da música.
Descrição:
SOUZA, P. C. A arte da música no ensino da matemática: uma análise de praxeologias possíveis. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.