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Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com os documentos, que atualmente norteiam o Ensino Médio, a nível nacional. Assim nos propusemos a investigar como os parâmetros nacionais, sobretudo os PCNEM (2000), os PCN+ (2002) e as OCEM (2006) idealizam o ensino de língua materna. Para tanto nos debruçamos sob a análise das perspectivas teóricas subjacentes às reflexões apresentadas nos documentos, isto é, tomamos como referência conceitos, que a nosso ver, são os mais relevantes para o ensino de Português, quais sejam: o de língua/linguagem, texto e gramática. Em seguida avaliamos a coerência existente entre a teoria defendida nos respectivos materiais e as propostas metodológicas neles
apresentadas, e por fim realizamos uma análise comparativa entre tais parâmetros. Para realizarmos tais análises tomamos como referência alguns estudiosos da área da Línguística como Marcuschi (2003), Camacho (2004) Bakhtin (1997), entre outros. Analisando os resultados da pesquisa, percebemos, em linhas gerais, que em termos teóricos, os documentos em foco se mostram em consonância com as mais recentes
teorias que versam sobre o ensino de Português, ao passo que as propostas metodológicas, quando apresentadas, não são tão exploradas, e condizentes com o que se apresenta na teoria. |
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