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A ansiedade é um estado psíquico natural de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável, desfavorável ou perigosa. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivenciada, durante a graduação em odontologia, relacionada ao atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE), em uma clínica odontológica da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII localizada na cidade de Araruna-PB, por meio do componente curricular obrigatório Pacientes com Necessidades Especiais, cujo período de desenvolvimento das atividades foi setembro à dezembro de 2017, com atividades conduzidas e supervisionadas por docentes da instituição, neste período, fiquei responsável pelo atendimento de uma paciente com transtorno de ansiedade, a qual, ainda na primeira consulta, já demonstrou os primeiros sinais e sintomas da condição, com atitudes como receio, pouco ofegante e medo de sentir dor. Os atendimentos aconteciam em dupla, para não ocorrer quebra de comunicação com a paciente nos momentos de necessidade de circulação em ambiente de clínica para manipulação de materiais. Após detalhada anamnese, foi estabelecido o plano de tratamento, com enfoque para as formas de manejo do comportamento, para evitar crises de ansiedade durante o acompanhamento do caso clínico, sem o auxilio de ansiolíticos. A principal dificuldade foi controlar ansiedade da paciente sem o uso de fármacos, pois a mesma apresentava bastante receio e medo de sentir dor, sendo a própria consulta odontológica um fator desencadeante de ansiedade. Diante disso, o componente curricular Pacientes com Necessidades Especiais, promove o embasamento teórico-prático, dando suporte para uma abordagem e condução do tratamento a estes pacientes, que, por causa de suas limitações, necessitam de uma maior sensibilidade e atenção durante seu tratamento, sendo graças a este suporte que conseguimos conduzir o caso de forma tranquila e harmoniosa. |
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