Resumo:
O presente trabalho intitulado “Brincando e aprendendo com as crianças do maternal
II: a experiência do estágio supervisionado em educação infantil realizado na creche
municipal Elizabete Gomes da Silva – Aroeiras/ PB” têm por objetivo relatar a
experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Educação Infantil realizado
em uma creche municipal na sala do pré-escolar II desenvolvido em dois momentos:
a observação e a intervenção docente, tendo a ludicidade como suporte
metodológico para proporcionar a aprendizagem da crianças. A partir dos dados
coletados na fase da observação, elaboramos uma sequência didática, pensando a
atividade lúdica como recurso didático fundamental para desenvolver na criança sua
capacidade de brincar, imaginar, fantasiar, aprender, experimentar, interagir, dentre
outras. Para tanto, utilizamos como suporte teórico, a Constituição Federal (1988),
Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (1996), Base Nacional Curricular Comum - BNCC (2018) Oliveira (2000),
Pimenta, S. Lima, Moro (2004), Freire (1996), entre outros. Essa experiência foi
gratificante e de grande importância para nossa formação acadêmica inicial, não só
por promover a interação com profissionais da educação, mas principalmente
porque foi possível colocar em prática os conhecimentos acumulados no curso de
Pedagogia e refletir sobre a própria prática, aperfeiçoando-a.
Descrição:
SOUZA, Sandra Caitano Borges de. Brincando e aprendendo com as crianças do maternal II: a experiência do Estágio Supervisionado em educação infantil realizado na creche municipal Elizabete Gomes da Silva - Aroeiras/PB. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.