dc.description.abstract |
É abordada neste artigo a importância da aula de campo para o ensino da Geografia, um
recurso que pode e deve ser usado pelo professor ao ministrar as suas aulas. Neste estudo foi
realizada uma pesquisa-ação e como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários
à alunos e professor da escola João Dionísio de Mendonça, localizada em Chã os Pereira
município de Ingá. A aula de campo deve ser bem planejada para que alcance seu objetivo.
Muitos locais podem ser usados para a realização de uma aula de campo. Na Paraíba
dispomos de vários locais para a realização destas aulas. Destacamos alguns destes lugares,
como a Itacoatiara do Ingá, o litoral da capital João Pessoa, como também a Estação Ciência
Cabo Branco, o Parque Arruda Câmara, entre outros. Objetivou-se enfatizar, através de
análise da metodologia de ensino, a importância da aula de campo para o ensino de geografia.
A metodologia utilizada norteou uma visão ampla da realidade, destinadas aos alunos e
professores do fundamental I e especialmente a turma do 5° ano, onde a pesquisa foi
realizada. A partir dos resultados obtidos, 48% dos alunos definem uma aula de campo como
uma atividade extraclasse. Com relação aos dados coletados dos professores, foi constatado
que todos sabem da importância da aula de campo, utilizando essa prática como recurso
metodológico. As aulas de campo foram elaboradas pelas professoras dentro dos segmentos
mais importantes para a utilização da aula de campo. Por isso, os professores relataram outras
disciplinas, além da geografia, e especificaram que todos os alunos se sentem empolgados
quando ocorre esse tipo de aula. Segundo Justen e Carneiro (2009), o ensino da geografia
deve oferecer ao aluno o “desenvolvimento da capacidade de observar, analisar, interpretar e
pensar criticamente, observando a realidade, tendo em vista sua transformação”. Portanto, a
observação da realidade é de suma contribuição para o ensino da geografia, tal compreensão,
mostra o quanto a aula de campo é essencial. |
pt_BR |