dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo estudar o processo de inserção do aluno, com deficiência
na escola regular. Portanto, a pesquisa faz um recorte sobre a Educação Inclusiva, a fim de
analisar como está organizada a infraestrutura e o corpo docente da escola municipal da
cidade Remígio, objeto de estudo da pesquisa. O propósito da inclusão é uma medida
favorável para o exercício da tolerância, com relação a essas pessoas tidas como ‘diferentes’.
Este tema é objeto de amplo estudo e tem repercussão, não somente no âmbito da educação,
mas também, em todo meio social. Deve-se compreender que o assunto abordado será exposto
oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de reflexões teórico sobre a temática em
questão. Foi pensando nas diversas possibilidades de exclusão vivenciadas que se objetivou,
através desta pesquisa, verificar os conhecimentos que os professores de salas regulares têm
sobre as práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Coletar as opiniões dos
professores pesquisados, sobre os desafios de lecionar para alunos com deficiência e observar
se há estrutura adequada na escola para atender os alunos com deficiência. Realiza-se, então,
uma pesquisa bibliográfica, descritiva, explicativa de campo na abordagem quanti-qualitativa
e que se percebe, na fala dos entrevistados, que os professores participantes tinham uma visão
superficial ou estão em processo de construção do conceito do que seria inclusão. Assim
como afirmam ser de fundamental importância a formação continuada dos professores. O que
faz com que se sintam despreparados na efetivação de uma inclusão de qualidade e expõem as
principais dificuldades encontradas no âmbito escolar para que se torne um ambiente
inclusivo. O que impõe a constatação de que cabe a todos os envolvidos no processo
educativo: alunos, professores, gestores, coordenadores e sociedade ter consciência e respeito
com as diferenças, para que todos, independentemente de suas necessidades educativas, sejam
realmente valorizados, incluídos e capazes de frequentar uma escola. |
pt_BR |