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O processo de inclusão no ensino regular no município de Remígio: um estudo de caso sobre os desafios e aporte para as séries iniciais

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dc.contributor.author Cândido, Simone da Silva
dc.date.accessioned 2019-10-22T18:22:26Z
dc.date.available 2019-10-22T18:22:26Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 377.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21024
dc.description CÂNDIDO, Simone da Silva. O processo de inclusão no ensino regular no município de Remígio: um estudo de caso sobre os desafios e aporte para as séries iniciais 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo estudar o processo de inserção do aluno, com deficiência na escola regular. Portanto, a pesquisa faz um recorte sobre a Educação Inclusiva, a fim de analisar como está organizada a infraestrutura e o corpo docente da escola municipal da cidade Remígio, objeto de estudo da pesquisa. O propósito da inclusão é uma medida favorável para o exercício da tolerância, com relação a essas pessoas tidas como ‘diferentes’. Este tema é objeto de amplo estudo e tem repercussão, não somente no âmbito da educação, mas também, em todo meio social. Deve-se compreender que o assunto abordado será exposto oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de reflexões teórico sobre a temática em questão. Foi pensando nas diversas possibilidades de exclusão vivenciadas que se objetivou, através desta pesquisa, verificar os conhecimentos que os professores de salas regulares têm sobre as práticas pedagógicas para alunos com deficiência. Coletar as opiniões dos professores pesquisados, sobre os desafios de lecionar para alunos com deficiência e observar se há estrutura adequada na escola para atender os alunos com deficiência. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, descritiva, explicativa de campo na abordagem quanti-qualitativa e que se percebe, na fala dos entrevistados, que os professores participantes tinham uma visão superficial ou estão em processo de construção do conceito do que seria inclusão. Assim como afirmam ser de fundamental importância a formação continuada dos professores. O que faz com que se sintam despreparados na efetivação de uma inclusão de qualidade e expõem as principais dificuldades encontradas no âmbito escolar para que se torne um ambiente inclusivo. O que impõe a constatação de que cabe a todos os envolvidos no processo educativo: alunos, professores, gestores, coordenadores e sociedade ter consciência e respeito com as diferenças, para que todos, independentemente de suas necessidades educativas, sejam realmente valorizados, incluídos e capazes de frequentar uma escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mary Delane Gomes de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Alunos especiais pt_BR
dc.title O processo de inclusão no ensino regular no município de Remígio: um estudo de caso sobre os desafios e aporte para as séries iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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