UEPB - Repositório Digital

A importância do lúdico no processo da aprendizagem em educação infantil: um estudo a partir das Teorias de Piaget e Vygotsky

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Eduardo Dantas
dc.date.accessioned 2019-10-22T18:24:33Z
dc.date.available 2019-10-22T18:24:33Z
dc.date.issued 2019-06-15
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21026
dc.description BEZERRA, Eduardo Dantas. A importância do lúdico no processo da aprendizagem em educação infantil: um estudo a partir das Teorias de Piaget e Vygotsky. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho acadêmico tem como tema a importância do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil: um estudo a partir das teorias de Piaget e Vygotsky, procurou-se aqui ressaltar a realidade pedagógica da experiência vivenciada no decorrer do estágio supervisionado em Educação Infantil, no qual se constatou que as crianças em sala de aula junto com as professoras praticavam atividades lúdicas, tais como jogos e brincadeiras que eram inseridos no processo de aprendizagem das mesmas. Nesse sentido, entende-se que trabalhar o lúdico é uma ferramenta indispensável para a prática docente e consequentemente para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, pois a ludicidade desperta o interesse da criança, motiva a sua participação em um cenário de fantasia, cores e magia. Para verificar a importância do lúdico no processo de socialização e de desenvolvimento cognitivo dentro da Educação Infantil, fez-se uso de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de material já elaborado sobre o tema. Nesse contexto, analisamos os jogos e as brincadeiras através dos autores Piaget e Vygotsky, os quais ressaltam a importância para o desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem. Portanto, as atividades lúdicas são de fundamental importância, pois através do ensino baseado na ludicidade o encanto de aprender torna-se mais envolvente, considerando atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a construção do conhecimento da realidade dos jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças na Educação Infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Mary Delane Gomes de Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.title A importância do lúdico no processo da aprendizagem em educação infantil: um estudo a partir das Teorias de Piaget e Vygotsky pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta