dc.description.abstract |
O presente trabalho acadêmico tem como tema a importância do lúdico no processo
de aprendizagem na educação infantil: um estudo a partir das teorias de Piaget e
Vygotsky, procurou-se aqui ressaltar a realidade pedagógica da experiência
vivenciada no decorrer do estágio supervisionado em Educação Infantil, no qual se
constatou que as crianças em sala de aula junto com as professoras praticavam
atividades lúdicas, tais como jogos e brincadeiras que eram inseridos no processo de
aprendizagem das mesmas. Nesse sentido, entende-se que trabalhar o lúdico é uma
ferramenta indispensável para a prática docente e consequentemente para o
desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, pois a ludicidade desperta
o interesse da criança, motiva a sua participação em um cenário de fantasia, cores e
magia. Para verificar a importância do lúdico no processo de socialização e de
desenvolvimento cognitivo dentro da Educação Infantil, fez-se uso de uma pesquisa
de cunho bibliográfico, a partir de material já elaborado sobre o tema. Nesse contexto,
analisamos os jogos e as brincadeiras através dos autores Piaget e Vygotsky, os quais
ressaltam a importância para o desenvolvimento da criança no processo de
aprendizagem. Portanto, as atividades lúdicas são de fundamental importância, pois
através do ensino baseado na ludicidade o encanto de aprender torna-se mais
envolvente, considerando atividades sociais privilegiadas de interação específica e
fundamental que garantem a construção do conhecimento da realidade dos jogos e
brincadeiras vivenciados pelas crianças na Educação Infantil. |
pt_BR |