Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discutir a possibilidade de mensuração de habilidades matemáticas deficientes em alunos ingressantes no Ensino Superior e buscar uma possível solução para tais dificuldade, como por exemplo o Curso de Nivelamento em Matemática Básica. O intuito é promover a construção de um instrumento que permita diagnosticar alunos ingressantes no Curso de Nivelamento Matemático com habilidades matemáticas deficientes e proporcionar ao professor a possibilidade de traçar estratégias que contribuíam para o desenvolvimento do discente. Utilizou-se para a elaboração do instrumento, itens que obedecem aos parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI), com valor discriminativo significativo, considerando a possibilidade de acerto ao acaso e o seu nível de dificuldade. Como resultados, apresentamos uma breve síntese de alguns dados coletados nesta investigação, bem como a apresentação desse instrumento para a identificação de habilidades deficientes em matemática básica.
Descrição:
MEDEIROS, L. B. Programa de nivelamento em matemática básica: mensuração das habilidades preditoras de matemática em alunos por meio de um instrumento avaliativo. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.