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A evasão é um dos principais problemas de qualquer instituição de ensino, por isso tem sido objeto de diversas pesquisas acadêmicas. O presente estudo busca identificar as causas que levaram aos alunos a se evadirem do Curso de Licenciatura em física na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus VIII. A pesquisa foi desenvolvida através de análises qualitativas e também quantitativas, mas, demanda-se ao estudo de um fenômeno social, que no caso, se trata da evasão apresentada no já referido contexto de Ensino. A partir dos dados obtidos, observou-se que a maioria dos graduandos e evadidos são oriundos de instituições públicas de ensino, também constatou-se que uma parcela apresenta dificuldades em operações matemáticas, outros não conseguem conciliar o trabalho com as atividades de estudo e possuem dificuldades em algumas disciplinas específicas, especialmente, as de cálculos. Sendo estes os fatores preponderantes para os elevados índices de evasão do curso. Ao final da pesquisa, sugeriu-se, com base nas análises e resultados encontrados, à UEPB ações de enfrentamento para reduzir e/ou sanar os principais problemas identificados, com o intuito de colaborar para a melhoria de seus indicadores acadêmicos. |
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