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O objetivo deste trabalho visa apresentar, uma proposta para o Ensino de Física, como ferramenta didática, abordando o conteúdo do 1º ano do Ensino Médio “Leis de Newton”. A iniciativa da pesquisa é mostrar a possibilidade de trabalhar com experimentos nas aulas de Ciências, sem uso de laboratórios, dando ênfase a importância da teoria-prática, pois, as duas andam juntas. A pesquisa foi realizada em duas turmas do 1° ano do Ensino Médio com um total de 58 discentes, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão, localizada no Município de Araruna-PB, com o intuito de realizar uma comparação entre aula tradicional e a experimental. Com isso, inicialmente em uma turma foi realizada uma intervenção (aula) seguindo um modelo tradicional, ou seja, expositiva/dialogada (aula teórica) e em uma segunda turma, foi realizada uma aula utilizando experimentos montado com materiais de baixo custo, ambas discutindo o tema Leis de Newton. Portanto, como instrumentos para obter os dados, foram aplicados questionários antes e após da realização de cada intervenção. De acordo com os dados, percebemos o quanto o ensino de Física está longe da realidade dos alunos, como é importante a contribuição de uma aula experimental/expositiva nas aulas de Física para uma melhor compreensão dos conteúdos. |
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