Resumo:
Objetivo:
Avaliou se o grau de satisfação dos pacientes atendidos nas disciplinas de
Clínica Integrada do curso de Odontologia da UEPB Campus VIII, Araruna/PB
quanto ao acesso, integralidade e resolutividade dos serviços ofertados.
Metodologia: A pesquisa deu se p or meio de um estudo descritivo, de caráter
transversal, prospectivo baseado na coleta de informações obtidas por meio da
aplicação de formulário estruturado adaptado aos pacientes marcados para o
atendimento das clínicas integradas de Odontologia , anali sando as variáveis: sexo,
faixa etária, escolaridade, perfil de atendimento do aluno, bom relacionamento da
equipe, estrutura da clínica escola, marcação de cons ultas e tempo da lista de
espera. A amostra foi composta por 206 indivíduos. Resultados: Tivemo s maiores
prevalências para sexo feminino (59,2%) com idade entre 18 e 35 anos (65,5%). O
nível de escolaridade mostrou que 60,2% possuíam m ais de 11 anos de estudo . Os
motivos que levaram o paciente a procurar o atendimento foram: indicação (36,9%),
qual idade do serviço (28,2%), tratamento pendente (13,6%), conhecido do aluno
(8,3%), encaminhamento (6,8%) e questões financeiras (5,3%). A totalidade da
amostra indagou ser bem tratado (100%) e s ent ir confiança e segurança n o aluno
( A d iscussão do pl ano de tratamento, a explicação do procedimento e a
clareza da explicação, t iveram resultados de 89,8%, 92,2% e 85% respectivamente.
Com relação à qualidade de atendimento e das dimensões do serviço pelos
acadêmicos e professores e secretaria de clínicas, apresentaram resultados
satisfatórios acima de 69%. Quanto ao ambiente odontológico em que estavam
sendo atendidos organização ( 73,8%), limpeza ( 76,2%), iluminação ( 72,8%), tiveram
ótimos resultados, enquanto conforto ( e contato para retorno ( Tiveram
resultados menores que 70% 70%. Em relação a possíveis melhorias 49,5 % não tinham
nada a acrescentar, estando satisfeita (55,8%) e muito satisfeita (44,2%) com o
serviço e tendo perspectiva de retorno. Os usuários relataram que passaram menos
de seis meses (32,5%) para chegar às clínicas integradas. Conclusão: Apesar do
processo de atendimento precisar ser aperfeiçoado, principalmente devido à demora
até o tratamento odontológico e da possibilidade de um viés positivo, a grande
maioria da amostra concluiu que o serviço funciona satisfatoriamente.
Descrição:
FORMIGA, Sabrina Da Silva Sousa. Avaliação da satisfação do usuário quanto ao acesso, integralidade e resolutividade em clínicas escolas de odontologia. 2019. 32 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.