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Esta monografia é resultante de uma inquietação adquirida ao longo dos anos de
docência na escola pública da rede estadual paraibana e ao cursar Especialização em
Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina grande.
Objetivou analisar e compreender como acontece o processo de divulgação da cultura afro –
brasileira na rede pública através do livro didático e como a música popular brasileira trata esse
tema, no ambiente escolar como essas informações são analisadas. O estudo de cunho
interdisciplinar contou com uma elaboração teórica das leis e conceitos étnicos, literatura,
musicalidade e letramento literário, em diálogo com as teorias da complexidade, da
interdisciplinaridade de Fazenda e da transdisciplinaridade. A pesquisa é de caráter qualitativo e
do tipo estudo de caso, a partir de uma bibliografia com observação e análise de obras. Os
instrumentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental de livros didáticos de
língua portuguesa para o ensino médio (2013), músicas do repertório popular brasileiro, a Lei
10. 639/ 03, A Lei 9.394/ 96. Os resultados apontam que o processo de direcionamento de
leitores na perspectiva do uso acanhado de elementos da cultura afrodescendente como a falta
de estilos musicais como funk, reggae, samba, pagode e axé, ou ainda textos que enfatizem
religiões de matizes africanas, portanto, percebemos que ainda perduram resquícios do
paradigma tradicional em detrimento de uma prática de formação de leitores pautada no
paradigma educacional emergente, conforme sugere os Parâmetros Curriculares Nacionais de
Educação para temas transversais: Pluralidade Cultural (1997). Este estudo revelou também que
a concepção de interdisciplinaridade e trandisciplinaridade que norteia toda a proposta
curricular da escola encontra dificuldades institucionais para sua efetivação, porém é perceptível
que as práticas de leitura permeiam todos os espaços educacionais na escola. |
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