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Função social da escola pública

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dc.contributor.author Ramos, Keilla Monteiro de Alencar
dc.date.accessioned 2019-11-07T19:00:35Z
dc.date.available 2019-11-07T19:00:35Z
dc.date.issued 2014-07-26
dc.identifier.other CDD 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21090
dc.description RAMOS, Keilla Monteiro de Alencar. Função social da escola pública. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Páticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Uma das conquistas da sociedade e da educação no século XX foi a democratização da escola pública, tornando-se esta, uma “escola para todos”. Mas esta conquista trouxe e traz consigo inúmeros desafios para a instituição citada, dentre eles, a definição do papel social que a mesma irá desenvolver na sociedade. Assim, este trabalho, intitulado de “A Função Social da Escola Pública”, teve como objetivo analisar como a escola vem cumprindo sua função social, explicitando a prática educativa desenvolvida nas escolas estaduais do ensino fundamental II na cidade de Patos – PB, intencionando uma análise da função social da escola e suas implicações sociais na formação do aluno. Baseado em autores como Gadotti (2001), Libâneo (2003), Saviani (2003), Sacristán (2001), Delval (1998) e Mantoan (2006), dentre outros, buscou-se compreender as implicações sociais que a escola pode ter na formação do indivíduo, tendo em vista a formação deste para o exercício da cidadania. A partir do estudo teórico-científico sobre a função social da escola e a definição da mesma como espaço de diversidade, caracterizou-se a prática pedagógica educativa de escolas urbanas de ensino fundamental II do município de Patos – PB, analisando-se a função das mesmas para a formação pessoal e social do educando. A referida pesquisa foi realizada por meio de uma amostragem do total de escolas citadas, onde se pôde confrontar e (re) significar a pesquisa bibliográfica por meio de dados concretos. Por fim, as investigações sobre o compromisso e efetivação da função social da escola deve ser um tema de constante discussão e redescoberta e que, dependendo de sua prática, a escola pode constituir-se como instrumento de reprodução de uma sociedade excludente, ou ser um espaço de reflexão e ação na busca de transformações sociais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Patrício Frederico Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Função Social pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.title Função social da escola pública pt_BR
dc.type Other pt_BR


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