dc.description.abstract |
Uma das conquistas da sociedade e da educação no século XX foi a
democratização da escola pública, tornando-se esta, uma “escola para todos”. Mas
esta conquista trouxe e traz consigo inúmeros desafios para a instituição citada,
dentre eles, a definição do papel social que a mesma irá desenvolver na sociedade.
Assim, este trabalho, intitulado de “A Função Social da Escola Pública”, teve como
objetivo analisar como a escola vem cumprindo sua função social, explicitando a
prática educativa desenvolvida nas escolas estaduais do ensino fundamental II na
cidade de Patos – PB, intencionando uma análise da função social da escola e suas
implicações sociais na formação do aluno. Baseado em autores como Gadotti
(2001), Libâneo (2003), Saviani (2003), Sacristán (2001), Delval (1998) e Mantoan
(2006), dentre outros, buscou-se compreender as implicações sociais que a escola
pode ter na formação do indivíduo, tendo em vista a formação deste para o exercício
da cidadania. A partir do estudo teórico-científico sobre a função social da escola e a
definição da mesma como espaço de diversidade, caracterizou-se a prática
pedagógica educativa de escolas urbanas de ensino fundamental II do município de
Patos – PB, analisando-se a função das mesmas para a formação pessoal e social
do educando. A referida pesquisa foi realizada por meio de uma amostragem do
total de escolas citadas, onde se pôde confrontar e (re) significar a pesquisa
bibliográfica por meio de dados concretos. Por fim, as investigações sobre o
compromisso e efetivação da função social da escola deve ser um tema de
constante discussão e redescoberta e que, dependendo de sua prática, a escola
pode constituir-se como instrumento de reprodução de uma sociedade excludente,
ou ser um espaço de reflexão e ação na busca de transformações sociais. |
pt_BR |