Resumo:
Diversos teóricos contemporâneos tem apontado uma nova tendência que contribui para um
melhor aprendizado nas aulas de Física, que são o desenvolvimento das atividades
experimentais, tais atividades visam sobre tudo, despertar o interesse do aluno pelas
experiências e acima de tudo desenvolver seu pensamento crítico em relação ao cotidiano,
contribuindo para um melhor aprendizado e despertando no educando o interesse pela
pesquisa, reconhecendo nas atividades desenvolvidas como uma mola propulsora para a
construção do conhecimento. Por perceber que, a ausência de atividades experimentais é um
dos fatores que contribuem para aumentá-la a dificuldade dos educandos em compreender as
leis e teorias da física e o interesse pela disciplina no ensino médio é que dedicou-se a essa
temática um olhar direcionado a um dos fatores que contribuem para o baixo interesse dos
educandos. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar as atividades experimentais
desenvolvidas e suas contribuições para os alunos do 1 ano do ensino médio para a
compreensão dos conceitos físicos trabalhados durante o ano letivo. Sendo os objetivos
específicos: Identificar as atividades experimentais realizadas para os alunos do 1 ano;
escrever como essas atividades foram desenvolvidas;Identificar a importância dessas
atividades para o ensino de Física e analisar o impacto dessas atividades na aprendizagem dos
alunos. O estudo foi de natureza qualitativa, de caráter descritivo – exploratório. Realizada junto
aos educandos da 1ª série do ensino médio, da referida escola. Como instrumento de coleta de
dados, foi realizada um entrevista semi-estruturada com 08 alunos, que concordaram em
participar da pesquisa. As falas foram transcritas e trabalhadas com a técnica de Analise de
Conteúdo. Ao final surgiram quatro categorias. Como resultado do tema em questão
verificou-se que o professor de física não realiza atividades experimentais no laboratório nem
em sala de aula, fragmentando a relação teoria/prática do processo ensino e aprendizagem em
física. Os alunos consideram a realização dessas atividades importantes para o seu
aprendizado e para a melhoria da qualidade de ensino de física e dinâmica das aulas de
ciências.Portanto, o(s) professor(es) necessitam refletir sobre sua prática educativa, na
tentativa de repensar e/ou desenvolver atividades e/ou ações voltadas para o desenvolvimento
dessas atividades no ensino.
Descrição:
DANTAS, Tiago Andrade. Da teoria a prática: o uso de atividades experimentais para os alunos de 1 ano do ensino médio na cidade de Santa Cruz-PB. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.