Resumo:
Este artigo apresenta como objetivo geral verificar as mudanças na prática pedagógica do professor de matemática no processo de alfabetização a partir da formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e, como objetivos específicos: descrever o pacto como uma Política Pública; identificar a importância da Formação Continuada para os Professores de Matemática no processo de alfabetização e, detectar se há necessidade de uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades dos professores nesse nível de escolaridade. A pesquisa foi baseada nos documentos oficiais que conceituam e auxiliam na clarificação do PNAIC, bem como, na concepção de alguns teóricos a exemplo de PEREZ (1995), NÓVOA (2001), entre outros. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram 03 (três) professoras do Ciclo de Alfabetização da Matemática, de uma escola pública situada na cidade de Puxinanã, PB. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário, elaborado com 10 (dez) questões subjetivas. De posse das respostas colhidas, foi realizada a análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que a formação continuada do programa trouxe importantes contribuições para a mudança da prática das professoras do Ciclo de Alfabetização. Dentre essas mudanças destacam-se a valorização da troca de experiências das professoras, a reflexão crítica sobre a prática e o reconhecimento da importância da ludicidade, contribuindo positivamente para o processo de ensino e aprendizagem da matemática, haja vista, haver refletido positivamente na prática individual, impulsionando a construção de novos parâmetros pedagógicos.
Descrição:
PATRÍCIO, C. da S. As contribuições do PNAIC para a prática do professor do ciclo de alfabetização da Matemática. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.