UEPB - Repositório Digital

Contribuições da educação decolonial e da educação para a paz nos processos de inclusão e pertencimento escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Éwerton Clécio Viturino dos
dc.date.accessioned 2019-11-27T17:52:16Z
dc.date.available 2019-11-27T17:52:16Z
dc.date.issued 2019-10-21
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21204
dc.description SANTOS, E. C. V. dos. Contribuições da educação decolonial e da educação para a paz nos processos de inclusão e pertencimento escolar. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract As instituições que compõem o Estado-nação na contemporaneidade possuem inúmeros desafios no que tange ao desenvolvimento potêncial dos indivíduos que delas participam. O constante intercâmbio cultural e social colocaram em pauta novas formas de compreender o mundo, abordar grupos e populações. Diante disso, o presente trabalho busca analisar caminhos pedagógicos presentes no âmbito escolar que propiciam a criação do sentimento de pertencimento do aluno no contexto educacional, os quais carregam o potencial de facilitar o processo de ensino-aprendizagem bem como o desenvolvimento de ambientes inclusivos. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método pesquisa-ação e estudo de caso, além da técnica etnográfica para investigar três objetivos específicos, quais sejam: (1) apontar o papel da escola na desconstrução de percepções sobre normalidade no indivíduo desde o início da sua formação; (2) identificar caminhos e práticas que contribuem para a escola criar ambientes de acolhimento; (3) descrevê-los a partir das atividades desenvolvidas na Escola Santa Ângela, em João Pessoa – Paraíba. Considera-se que tais práticas tiveram impacto positivo nos alunos participantes, na medida em que puderam expressar suas histórias e necessidades, possibilitando assim o diagnóstico de problemas e a busca de alternativas para a sensibilização por meio da introdução de novos valores e elementos representativos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Educação decolonial pt_BR
dc.subject Pertencimento escolar pt_BR
dc.title Contribuições da educação decolonial e da educação para a paz nos processos de inclusão e pertencimento escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta