Resumo:
Partindo das inquietações oriundas de questionamentos do porquê de tantas
mudanças ocorridas ao longo dos anos na forma de ensinar a ler e escrever as
crianças; como os professores reagiram diante dessas mudanças; se ocorreram
mudanças de paradigmas na forma de alfabetizar, foi realizada uma análise
bibliográfica, tendo como objetivo geral revisar a literatura para pesquisar as
mudanças ocorridas na alfabetização no Brasil, da chegada dos padres jesuítas até
os dias atuais. A pesquisa foi norteada através de alguns teóricos, a exemplo de
Ferreiro (1996), Kleiman (2005), Magalhães (2005), Maxwell (1996), Mortatti (2006),
Mendonça e Mendonça (2011), Saviani (2008), Soares (2003 2016; 2017), dentre
outros, pois se entende que estes estudiosos direcionam no entendimento e
esclarecimento dos questionamentos iniciais deste trabalho. A escrita do trabalho
está formatada em ordem cronológica dos acontecimentos. Conclui-se com este
estudo, de que é de suma importância o professor alfabetizador pesquisar e
compreender acerca da história da alfabetização para conhecer não apenas os
vários tipos de métodos surgidos, como também os conceitos de alfabetização e
letramento, para então fundamentar a sua metodologia do ensino da alfabetização,
fazendo com que a aprendizagem da criança seja sistemática e sequencial, levando
sempre em conta a contextualização, necessidade e o ritmo de cada aluno.
Descrição:
SANTOS, L. da S. (Re)visitando a história da alfabetização no Brasil: da colônia aos dias atuais. 2019. 38p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.