Resumo:
O autismo tem sido tema de importantes debates, tanto em âmbito nacional quanto
global. Dependendo da gravidade e da especificidade de cada caso, algumas
crianças autistas podem no futuro chegar a desenvolver uma vida independente,
enquanto que outras irão precisar continuamente de suporte familiar como dos
serviços sociais e nos casos mais graves terão de recorrer a instituições
especializadas. De fato, à educação inclusiva tem como um dos obstáculos para os
professores, a integração em sala de aula dos alunos com características diferentes
daquelas que já estão pré-estabelecidas pela sociedade. É um desafio promover
para essas crianças um ambiente educativo acolhedor em sala de aula para que
elas possam ter acesso as mesmas oportunidades que os demais alunos. No
entanto, nem sempre a formação profissional capacita para lidar com essa
demanda. O que torna pertinente questionarmos como tornar esses professores
mais qualificados para receber tais alunos em sala de aula tornando-os
participativos nos conteúdos curriculares oferecidos pela escola? O presente
trabalho tem como objetivo geral apresentar as dificuldades encontradas pelos
educadores no processo de ensino/aprendizagem de alunos com TEA a fim de
contribuir para a melhor qualidade de ensino disponibilizada nas instituições
escolares. O interesse pelo presente tema surgiu a partir de várias experiências
vivenciadas nas escolas em estágio pedagógico não obrigatório (entre os anos de
2014 a 2016 na Escola Virgem de Lourdes, escola particular, localizada em
Campina Grande – PB, onde foi possível identificar a dificuldade e a falta de
preparação pedagógica de muitos professores, a falta de materiais pedagógicos que
favorecessem a inclusão de alunos especiais na rede de ensino regular. Para que
se efetive uma prática pedagógica inclusiva, se faz necessário investimento na
formação de professores com condições profissionais que promovam um
atendimento escolar que almeje a superação das limitações que o aluno venha
apresentar.
Descrição:
FREIRE, M. P. T. da S. Possibilidades pedagógicas para inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista - TEA. 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.