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A Motivação para aprender é tida como um impulso que direciona e mantém o indivíduo na
realização de determinada tarefa, esse tema tem sido estudado por psicólogos e professores
visto a sua importância no processo educativo. As dificuldades encontradas no contexto
escolar nem sempre estão ligadas as questões biológicas, mas ao contexto social e cultural e
estas podem estar relacionadas à falta de motivação que pode ser causada por diversos fatores,
tais como: baixa autoestima, metodologias não satisfatórias, planejamentos dos professores,
problemas no ambiente familiar e/ou escolar, etc. Com isso, o presente estudo objetiva
apresentar a motivação para aprender e as metodologias ativas como potencialidades no
processo educativo, pois diante dos estudos relacionou que as metodologias ativas pode ser
uma grande ferramenta para promoção da motivação para aprender em estudantes, visto que a
mesma tem como característica o papel ativo do discente em sala de aula o que provoca uma
aprendizagem significativa e promove a autonomia no mesmo. A metodologia atotada foi a
revisão bibliográfica a partir de artigos e livros que discute a temática em questão utilizamos
como termos descritores para nossa pesquisa: motivação para aprender, estratégias de
aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, aprendizagem na perspectiva sócio-histórica e
metodologias ativas. Conclui-se que as metodologias ativas promovem uma aprendizagem
significativa promovendo o diálogo e a interação estimulando a motivação para aprender do
aluno, pois o mesmo se torna sujeito de sua aprendizagem. Essa pesquisa utilizou autores
como: Boruchovitch e Bzuneck (2013), Piletti e Rossato (2017) e Vasconcelos Et al (2018). |
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