UEPB - Repositório Digital

Motivação para aprender e metodologias ativas: potencialidades no processo educativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Thayná Souto
dc.date.accessioned 2019-12-13T15:55:01Z
dc.date.available 2019-12-13T15:55:01Z
dc.date.issued 2019-06-25
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21333
dc.description BATISTA, T. S. Motivação para aprender e metodologias ativas: potencialidades no processo educativo. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Motivação para aprender é tida como um impulso que direciona e mantém o indivíduo na realização de determinada tarefa, esse tema tem sido estudado por psicólogos e professores visto a sua importância no processo educativo. As dificuldades encontradas no contexto escolar nem sempre estão ligadas as questões biológicas, mas ao contexto social e cultural e estas podem estar relacionadas à falta de motivação que pode ser causada por diversos fatores, tais como: baixa autoestima, metodologias não satisfatórias, planejamentos dos professores, problemas no ambiente familiar e/ou escolar, etc. Com isso, o presente estudo objetiva apresentar a motivação para aprender e as metodologias ativas como potencialidades no processo educativo, pois diante dos estudos relacionou que as metodologias ativas pode ser uma grande ferramenta para promoção da motivação para aprender em estudantes, visto que a mesma tem como característica o papel ativo do discente em sala de aula o que provoca uma aprendizagem significativa e promove a autonomia no mesmo. A metodologia atotada foi a revisão bibliográfica a partir de artigos e livros que discute a temática em questão utilizamos como termos descritores para nossa pesquisa: motivação para aprender, estratégias de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, aprendizagem na perspectiva sócio-histórica e metodologias ativas. Conclui-se que as metodologias ativas promovem uma aprendizagem significativa promovendo o diálogo e a interação estimulando a motivação para aprender do aluno, pois o mesmo se torna sujeito de sua aprendizagem. Essa pesquisa utilizou autores como: Boruchovitch e Bzuneck (2013), Piletti e Rossato (2017) e Vasconcelos Et al (2018). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Drª. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Motivação no ensino pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Estratégias de aprendizagem pt_BR
dc.title Motivação para aprender e metodologias ativas: potencialidades no processo educativo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta